O objetivo na elaboração de um perfil da criança estressada foi sintetizar as informações de maneira que fosse possível conhecer quem era essa criança e também possibilitar uma melhor compreensão das suas características psicológicas.
A criança estressada da amostra estudada era do sexo feminino, se situava na faixa etária compreendida entre os 8 e 9 anos, sendo a média de idade de 8,77 anos. Era aluna de escola particular e freqüentava o 3º ano do ensino fundamental de 9 anos de duração. Quanto a sua composição familiar ela possuía um irmão e era o filho primogênito. Um dos seus progenitores tinha sintomas significativos de stress.
Em relação aos aspectos do stress essa criança encontrava-se na fase de quase – exaustão e em média tinha um total de 16 sintomas. Os sintomas psicológicos eram os mais prevalentes, entre eles relatava sentir uma aflição por dentro, ficar nervosa com tudo e ficar preocupada com coisas ruins que pudessem acontecer. Quanto à origem de seu stress, era produzido por fontes internas. Entre elas estavam um alto nível de ansiedade e uma autoestima prejudicada. Quanto aos meios e recursos que utilizava para lidar com o stress estavam o comportamento de inação, o comportamento de evitação e a procura por apoio social. Mesmo possuindo algumas estratégias para o enfrentamento do stress, era uma criança que apresentava dificuldades em lidar com a maioria dos fatores estressantes que vivenciava.
1- Márcia Bignotto é psicóloga, Mestre em Psicologia e Doutora pela PUC-Campinas. Atua na área clínica há vários anos, especializando-se no atendimento às crianças. Integra a equipe do Centro Psicológico de Controle do Stress em Campinas, docente do curso de aprimoramento em TCC Infantil e Adolescente do IPCS, tanto na matriz em Campinas como na filial em São Paulo.
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